Como começar a estudar para concursos públicos

Como começar a estudar para concursos públicos

Caros amigos e amigas concurseiros do site concursos-online.com, sejam bem-vindos a mais um post e hoje é sobre como começar do zero em concursos públicos.

É provável que você está em busca de iniciar sua jornada para estudar para concursos públicos e surgem dúvidas como: quantas horas estudar por dia? qual a melhor maneira de estudar? quais as estratégias de aprovação?

Para ajudá-lo a começar com o pé direito nessa nova fase, dedicamos esse site especialmente para você. Vamos iniciar com dicas poderosas para estudar em casa!

começar estudar concursos publico
começar estudar concursos publico

Motivação

Primeiro você deve ter o mais claro possível qual o seu objetivo dentro do cargo de  servidor público, o que você espera lá na frente após conquistar o cargo.  “Apenas” isso já dará uma mudança de ritmo tremenda, e quando acontecer de estar desanimado para o estudos, basta olhar lá na frente e ver o que te espera.

Metas e objetivos

Muito além de enxergar além, “o resultado final” é preciso estabelecer quais serão os passos que você dará até lá. Basicamente, degrau por degrau que deverá subir. Se você está esperando o chamado da luz para estudar, ele não cairá do céu.

Uma maneira muito boa de descobrir quais são os passos, é fazer a engenharia reversa do resultado final, em outras palavras, voltar todo o caminho que você precisou fazer para chegar onde chegou.

Logo em seguida descobrir quais são as atividades diárias que você precisa fazer para chegar no objetivo final? Defina sua visão de futuro para 1 semana, 15 dias, 1 mes, 3 meses, 6 meses, 1 ano, 2 anos, 5 anos, 10 anos, 15 anos e 20 anos.

Seja específico na elaboração dos seus objetivos. “Ser aprovado em concurso” é muito vago. Responda:

Qual concurso desejo ser aprovado? Qual cargo? Quando? Quanto mais específico você for, mais clareza você terá do que deve ou não fazer para chegar lá.

Permita-se pequenas recompensas ao longo do processo. Sempre que concluir uma bateria de estudos, ou parte dela, conforme seu planejamento, se dê uma recompensa para que o caminho fique mais agradável e seu cérebro entenda que o comportamento de estudar é bom, por que sempre que estuda, logo após tem recompensa… Neurociência.

Plano de estudos

É necessário você ter uma agenda de estudos e definir suas prioridades, ser uma pessoa dedica consigo mesma. Iniciar pode parecer difícil, no entanto, quando você define seus horários, tudo fica mais fácil. É obrigatório uma fórmula de lançamento de suas prioridades, daquilo que é importante pra você.

Estude as matérias comuns dos concursos, e também as do edital, quando publicado. Saiba equilibrar. O ideal é que o intervalo entre os dois conteúdos da mesma matéria seja de no máximo uma semana para que você consiga fixar tudo daquilo que já estudou.

No entanto, nós do concursos online, indicamos dois programas online que ajudam nos estudos. O Gênio da Memória e o estratégias de aprovação evolution.

Lembre-se, não se apegue por quantidade, e sim por qualidade. De nada adianta passar horas e horas na frente estudando, por que no final das contas não é quanto tempo você estudou, e sim como você estudou e fixou tudo.

Onde estudar

Defina um ou mais ambientes no qual você se sentirá a vontade para estudar com o mínimo ou nenhuma interferência externa de pessoas, barulhos, luzes ou qualquer outra coisa que possa tirar sua atenção.

Material de consulta

Utilize livros e/ou PDFs sobre conteúdos específicos. Quanto mais afundo você for, mais coisas você consegue associar e fixar.

Resolva exercícios

Sempre que possível, busque a resolução de provas anteriores aplicadas e suas questões específicas para que você aprenda ainda mais, e em cima de uma prova já aplicada.

É recomendável que seepare pelo menos um dia da semana para resolver a prova do concurso que você escolheu ou da banca examinadora que prepara as questões do certame.

Descanse

O descanso é necessário. Você perceberá que algum dia, se você dormir uma hora a mais do que deveria acordar, seu dia renderá muito mais do que se tivesse acordado na hora certa e ficado com sono.

20 Erros que você não pode cometer

Encontramos 20 principais erros cometidos pelos concurseiros durante o período de preparação para as provas e que você deverá evitar sua preparação:

1. Olhar apenas para o número de vagas ou a remuneração;
2. Escolher o concurso por baixa concorrência;
3. Ignorar o fato de estar ou não apto para a carreira;
4. Ler errado o edital;
5. Desconhecer o perfil da banca examinadora;
6. Deixar de estudar na semana que antecede a prova ou privilegiar apenas algumas disciplinas;
7. Não esgotar o conteúdo programático contido no edital;
8. Não estudar em grupo;
9. Deixar de resolver provas de concursos anteriores;
10. Focar mais no outro (concorrente) do que em você mesmo;
11. Subestimar a experiência do professor;
12. Frequentar apenas cursos de exercícios sem ter estudado a teoria previamente;
13. Experimentar novas estratégias de estudos às vésperas da prova;
14. Começar a estudar apenas quando o edital é publicado;
15. Inscrever-se em concurso de nível médio apesar de já ter formação superior;
16. Usar, para os estudos, textos de leis extraídos de sites não oficiais;
17. Iniciar a preparação para o teste de aptidão física apenas depois de divulgado o resultado da prova objetiva;
18. Restringir-se a assistir às aulas do curso, sem reservar tempo para o estudo individual;
19. Abandonar todas as atividades físicas – em especial a aeróbica – enquanto se prepara para o concurso.

Essas foram as 19 dicas fundamentais para começar a estudar para concursos online.

4.8 (95.9%) 1147 votes